terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Mitologia


Minha mãe pegou um livro sobre mitologia emprestado e como "o nome da rosa" estava me matando resolvi ler....um dos primeiros contos que li foi sobre Apolo e Dafne e me apaixonei pois o conto se enquadra (enquadrava) na minha situação..vamos a história:

Apolo e Dafne

Apolo era o mais belo dos deuses do Olimpo, senhor da Arte, da Música e da Medicina. Ciente da própria beleza e confiante na sua destreza em manejar o arco de prata, matou a terrível serpente Píton, que da sua caverna no Monte Parnaso, assustava todos os habitantes daquela terra.Conta Ovídio em “As Metamorfoses”que perante a arrogância de Apolo como vencedor de Píton, Cupido decidiu fazer-lhe uma partida. Para lhe mostrar a superioridade das suas flechas, mandou duas, uma de ouro, com o poder de atrair o amor, sobre Apolo, e uma outra de chumbo que afastava o amor sobre a bela ninfa Dafne, filha do rio-deus Peneu.


Ferido por Cupido, o deus foi tomado de amor pela ninfa, esta que sempre recusara os pretendestes, horrorizada tentou escapar-lhe, correndo como se asas tivesse nos delicados pés.Arrastado pela paixão, pela vontade de tocar o ser amado, de beijá-la e dizer-lhe o quanto a amava, Apolo corria como acossado pelas Fúrias.
Desesperada, constatando que o seu perseguidor estava cada vez mais próximo, que as forças começavam a fraquejar, Dafne ao ver o pai entre as árvores pediu-lhe que a salvasse mudando-lhe a forma do corpo para que o impetuoso deus a deixasse em paz. Peneu fez o que a filha pediu...E quando Apolo estava quase a tocar-lhe os cabelos, Dafne sentiu um torpor estranho apoderar-se dos seus membros: o seu corpo revestiu-se de casca, os seus cabelos transformaram-se em folhas, os seus braços mudaram-se em ramos e galhos, os pés cravaram-se na terra, como raízes. Impotente perante a metamorfose da sua amada em arbusto, o loureiro, Apolo abraçou-se aos ramos e beijou ardentemente a casca, declarando:

- Já que não podes ser minha esposa, serás a minha planta preferida e eternamente me acompanharás. Usarei as tuas folhas sempre verdes como coroa e participarás em todos os meus triumfos, consagrando com a tua verdura perfumada as frontes dos heróis.

Foi assim que o loureiro ficou associado ao belo e luminoso deus, símbolo do seu amor pela ninfa Dafne.



Gian lorenzo Bernini

La vie Boheme!!

Boemia

A madrugada, Noite alta
Nos acolhe em cada esquina
Nos fazendo sentir falta
Da decretada morta, Boemia

Por Amor, Por Liberdade
São poetas, músicos, circences viajantes
Por Beleza, Por Verdade
São Artistas, Dançarinos, Românticos e Amantes

Na virada do século, o último do milênio
Tomaram cidades com teatro e poesia
Com Amor ao mundo, ao ideal Boemio
À Noite, à lua, à vida da boemia

La vie Boheme, La vie Boheme!!!
Para todo sempre, de paris pro Mundo
La vie boheme, La vie boheme!!
Pelos românticos vagabundos!!!

Do avesso

Tenho respostas sem perguntas
Notas sem escalas
Ventos sem moinho

Tenho a ausência de todos
Carência do todo
Tenho medo da coragem,
Estrada sem viagem

Meu Norte está à Oeste
Meu Poente, à leste
O que explica tamanha confusão
Não sei...Talvez seja essa minha falta de inspiração

Outra festa

23

Vozes lá fora dizem coisas sem sentido
Por todo lado tem gente
Mas ninguém é você

Juro que tento procurar outro motivo
Pra sentir de novo
O que me faça escrever

Ou talvez apenas algo
Talvez algum caminho
trilhado entre escombros
Do que é nosso destino

Talvez a harmonia
Que encontro nos meus passos
Que sempre dei sozinho
Então de ti me afasto

Sem título


São noites longas sem inverno
Que todo dia a estrada traz até mim
Ruas escuras, quartos lotados
Minha viagem nunca chega ao fim

Longe de casa, sempre alerta
À qualquer sinal que você pode me dar
Tantos poemas e indiretas
Que nunca tive coragem de mandar

A madrugada é minha amiga
Sempre me ajuda a quase te esquecer
Mas a aurora me explica
Se não te tenho como vou te perder?

Espero perguntas pra respostas
Que um dia me fizeram entender
Só é preciso uma proposta
Para que tudo possa desaparecer

Mas você sempre tá fugindo
Se esquivado para não responder
Ao que eu queria estar ouvindo
Na hora que meus olhos miraram você

Again...

Aquariano

Como Dafne de Apolo fugiu,
e num bosque encantado se escondeu
Foge agora você, de alguém como eu
Que não deixa de Amar o amor que sentiu

Corre Aquariano!
Cansei de te perseguir
Dou meu último passo para conseguir
Teu Amor, Aquariano!

Eros também acertou
Sua seta em mim
Como com Apolo ocorreu

E a correr eu estou
por causa do maldito querubim
a sua procura, Aquariano, que como Dafne se escondeu...

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

A kombi, a paçoca e o Red Hot Chilli peppers

O que tudo isso tem em comum??Vamos a história:

Casa de vó é aquela coisa né...Eu ia dormir lá, chamei o Lu, a Naty e o Biel...A Giovana veio de presente(de grego)...Tava todo mundo lá, com o nariz zuado por causa da poeira qnd a Naty disse: "Queria tanto ver o Red Hot no rock n rio..." eu e o beil dissemos:" Vamo no rock n rio??".Mesmo sabendo que minha mãe não vai deixar começamos a planejar a viagem...
O ingresso é uns 50 reais a meia...Mas as passagens de ônibus iam vão uma facada, a hospedagem também...Além é claro, a comida...
Então, nós seres pensantes, pensamos (tramoiamos, como dizíamos qnd eramos menores) e chegamos a seguinte conclusão:

1° compramos o ingresso pro rock n rio
2°Roubaremos uma kombi , por que ai dá pra matar a hospedagem e as passagens numa cajadada só!
3° Sequestraremos alguém pra dirigir a kombi
4°Falaremos para nossos pais que dormiremos na casa da vó
5° Qnd notarem nossa falaremos: Tamo na dutra! Não gostou? Vem buscar!!
6° Qnd chegarmos lá compraremos kilos e kilos de paçoca para comer
7° Dormiremos na kombi
8°Assistiremos o show
9° Voltarmos para casa
10°Qnd nossos pais nos expulsarem moraremos na kombi

Tá ai, como ir ao rock n rio em 10 passos ^^

Nada a declarar

Domingo no Parque


Bom, tava eu de bobeira lendo o jornal quando vi uma coisa que, meu deus, me deixou mega eufórica: Show do Gil, no sesc Itaquera no domingo!!Na certa meu tio val e o Biel tiveram o mesmo pensamento, pois quando nos vimos dissemos ao mesmo tempo: Vamo no show do Gil?.
Ficou td combinado, o sesc é pertinho daqui onde eles moram e a gnt combinou que ia...
Sábado vimos o Gil no altas horas pra saber as músicas, afinal o disco é novo...
O sesc tava vazio, e agnt ficou perto do palco.Cara, só posso dizer que o Gil é foda!!Ele consegui que eu gostasse de um disco só de xaxado e baião!!Escutem o disco, é ótimo!!Tem tudo que vc pode esperar de Gil (inclusive aqueles barulhos, demasiadamente estranhos que ele fas com a boca)!Mas ao vivo é bem melhor!!!O cara tá jovem ainda, toca muito e dançou o show inteiro!!
Quem é músico vai entender oque eu vou falar agora: por mais que uma banda toque muito, muito mesmo, tem que ter uma coisa que faz do músico mais medíocre o mais virtuose: o sentimento!
Se você coloca sentimento em td que vc faz, fica muito bom!!E eles tinham isso de monte!!O guitarrista ria sem parar, o baixista dançava junto com o gil, o cara da zabumba achava que era o baterista do rush, o da percussão também era gnt fina, o sanfoneiro era muito virtuose e o rabequeiro era um francês!Um francês tocando xaxado!!
Meu, foi incrível!!
Nada mais a declarar...

get back

"Faz tanto tempo que não lhe escrevo, ficaram velhas todas as notícias"...Hj entrei no blog na @talinhana e isso me lembrou que eu tinha um blog, ou tenho um blog, não sei....O lance é que eu fiquei com vontade de escrever, mas não sobre o que passou (q foi coisa pra caramba), mas sobre hj, ou ontem, ou hj de madrugada...
Estou em sampa e estou de férias nada mais à declarar...

PS: o blog da @talinhana é http://chilliperppergirl.wordpress.com E sim, ela ama o red hot!!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Pássaros


Não posso dar nome a um pássaro. Pois os pássaros são livres e toda vez que damos nome a algo estamos aprisionando e prendendo isso. Quando damos nome a algo estamos guardamos isso só para nós.
Os Pássaros são do mundo, não meus!Quando vejo um pássaro lindo tenho vontade de levar-lo comigo. Se eu o engaiolar ele morrerá. Portanto quando o vejo, devo deixá-lo ir.Se eu o vejo, o admiro, o amo, todos podem fazer o mesmo.Se ele quiser vir comigo não o aprisionarei, deixarei ele ir quando quiser!
Por isso Amor, não darei meu nome a ti nem te engaiolarei. Amo-te, todos podem amá-lo e você pode ir quando quiser, pois você é livre!

São Pedro

Fui pra são pedro à uns fins de semanas... No caminho vi tanta terra, que juntando com tudo que li, eleições e um sentimento que é metade amor e metade coragem, não por mim mas por todos, Lembrei de um fato: Revolução (não reforma, pois quem faz reforma é capitalista!) agrária!


Estrada

Passa terra

Passa verde

Passa cana

Passa soja

E passa carro

E passa carro

Nenhuma casa

Nenhuma vila

Só cana

Só soja

Muita terra

Muita planta

Mudou a paisagem

Passa favela, mas

Não passa a fome

Não passa a sede

Passa o homem

O Bóia-Fria

E passa terra E casarão

Passa cana

Passa soja

Meus senhores

Sem hipocrisia:

Temos pouca terra?

Muita gente?

Pouco pasto?

Conta outra...

Abaixo do Solo

Qnd ando no centro da cidade tenho algumas ideias...E qnd isso se junta a minha saudade da galeria do rock se transforma nisso:

Underground


Aqui em baixo o mundo é do avesso

O que em cima é certo, aqui é errado

Quem em cima é louco, aqui é são

Aliais, quem define estas palavras (barreiras) são as pessoas lá de cima


Aqui a única regra é quebrar as regras lá de cima

A palavra de ordem é liberdade

Toda Arte aqui é feita de pureza e poesia

E tudo é Arte aqui em baixo


Educação não se restringe a livros inexatos

Aqui se aprende e aqui se ensina

Coisas que alguns lá de cima escondem


Neste universo de Arte e Música

Poucos lá de cima se envolvem

Eles tem medo, repugnam

Espalham calunias sobre nosso mundo


Por isso que aqui em baixo do solo

Todos somos feitos de coragem,

Porque renegamos a superfície

E nos livramos de todas as amarras dessa superfície carcerária

Sarau

Após o sarau na SEMEC (semana de esporte e cultura), resolvi parar de rimar!Pra que rimar afinal??

Não rimem
Senhoras e senhores, estão proibidas as Rimas!
Nessa terra de ninguém
Nunca mais qualquer poeta
Procurará pelos quatro ventos uma rima que não lhe pertence
Pois não há nada de ilógico na rima
A rima aprisiona as palavras
coloca barreiras nessas criaturas livres
Pois, senhoras e senhores, quando rimamos
Matamos as palavras
Matamos o sentido de poema
Quando rimamos limitamos o poema
Pois rimas são fúteis
Juntam palavras rivais
Separadas fazem mais sentido do que juntas
O poema deve ser seguido de nenhum nexo
As palavras devem ser seguidas por outras
Mas nunca Rimarem!
Pois assim como neste poema
As palavras devem se juntar por afinidade
E não pelo seu som ou escrita.
Então caros poetas, não rimem!

Amigos....

Só conhecendo a turma pra entender mesmo...

Amigos


Pessoas que te amam

Só querem o seu bem

E que não se espantam

Com os defeitos que você tem


Por vezes são bem parecidos

Por vezes muito diferentes

Mas sempre estão muito unidos

Por tudo que existe pela frente

Te suportam e te aturam

Te veem ir e chorar

Conversam e te escutam

Te ensinam um outro modo de amar


Leem seus Poemas

Rimam “estrelas com “Joelho”

Sem esforço e sem problema

São seu reflexo num espelho


Entre Risos e besteiras

Provas da realidade

Respeito de qualquer maneira

Isso sim é amizade!

Proposta

Em uma dessas aulas da Stela, tinha um exercício pedindo para fazer uma enumeração...entre os temas estava a infância.Depois de ler os textos para sala, ela nos jogou a proposta de criar um texto sobre infância, mas sobre uma infância diferente...Certamente que depois de uma aula com o Mestre Orestes, não podia criar algo melhor que isso:


{Des} infância


Eu não entendo....

Trabalho desde muito cedo

Não tenho tempo nem para meus medos

Isso é tudo que tenho


Sem bonecas, sem brincadeira

Sem comida, sem bola

Sem recursos, sem escola

Sem infância de qualquer maneira


Enquanto eles não sabem o que é fome

Tem tudo de mão beijada

Andam em muitos carros


Eu não como e nem tenho nome

Já tenho minhas mãos calejadas

Moro, com tantos outros, em barracos

Aulas de LPL

Sonetumeração


Olhei

O vi

Pensei

Senti


Com o olhar perdido

Adormecida de sentidos

Nenhum amigo

Coração Partido


Ele Correu

Eu o segui

Tudo se perdeu

Eu nem percebi


O tudo antes era só meu

Ninguém o amava mais do que eu

Porém tudo apodreceu

Sou Eunice sem Orfeu


Tenho o nada

E mais um Pouco

Na madrugada

Sou Louco

Operação...

Bom a poesia que vou postar a seguir foi reflexo das minhas inquietações à respeito da cirurgia que minha mãe sofreu...

Vésperas da primavera


Entre todas as flores que avistei

Escolhi você para de mim cuidar

E em seus braços ,e embalar

Até que me curei


Entre todos que neste mundo existem

Foi você que me mostrou o que é o amor

Por isso que chorei quando vi você com dor

E minhas lágrimas ainda persistem


Pois quando medo tive

Você me acalmou sem demora

Por isso me assombra a ideia de te ver indo embora

Antes mesmo que lhe visse


Mãe, mesmo com tanto medo e expectativas

O amor que tenho por ti não é nada banal

Por que deste mundo não pertence


Quero que com toda alegria você viva

Mesmo que não em sua forma carnal

Porque o que importa na realidade e ver seu espírito contente

Versos Brancos


Em meio a uma tempestade

Onde meus Sentimentos se confundem com a razão

Marx, Engels e Lenin vão formando minha opinião

Onde Nietzsche e Dostoiévisk só aumentam minha ansiedade


Encontro entre Livros e Discos,

Provas, resenhas e reuniões,

Assalariados e explorações,

Seu belo Sorriso


Incendiados pelo mesmo fogo

Aceso pela mesma ideologia

Vi em teus olhos tudo que procurava



O incentivo a começar d novo

Aquilo que tanto me confundia

Encontrei em você o tudo e o nada

Realidade

Realidade


E quando dei por mim

Teu nome morava em minha boca

Tua mente me deixara louca

Só quando dei por mim


E quando dei por mim

Teu cheiro chegava a mim através do vento

Não conseguia mais fugir do teu pensamento

Só quando dei por mim


Agora fico assim,perdida

Entre diferenças e semelhanças

Sem visão do teu futuro


Como em um beco sem saída,

Onde não têm vez as esperanças

Espero tua vontade no escuro

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Notas de um feriado

Depois de um feriado revoltante por um motivo totalmente abstrato e hipócrita, minha inspirarão para poesia voltou.... Certo, tive uma grande ajuda de Marx, Engels, Lenin e Orestes....
Se ler Nietzsche foi um sofrimento, Ler O Manifesto e o Estado e a Revolução foi incrível!!
Se antes me considerava uma anarquista hj posso dizer q sou uma anarco-comunista...Eu não sabia que existem tantas discordâncias entre estes dois movimentos....Mas posso afirmar com certeza que uma briga de Marx com Proudhon é bem mais interessante do qu qualquer intriguinha repetida de malhação!
Depois de ler, refletir e discutir sobre o assunto....uma coisa que já senti antes, na época da passeata pela educação, tomou conta de mim novamente.E qnd Ernestito disse q um revolucionário é movido por sentimentos de amor...isso é verdade,a revolução na verdade nada mais é do que um ato de amor!Amor a humanidade, liberdade e respeito..mas também um desamor, ao capital, ao estado e ao Burguês explorador.
Como podem ver, meu feriado foi uma completa aula do Mestre Orestes...
mas como sou Poeta, e estou aprendendo a amar, as eleições foram um prato cheio de inspiração ...
vou digitar agora o fruto de tanta leitura e trabalho...em breve se tornará um punk...bastam 3 acordes...

Candidato

Candidato, está rindo de que?
Se por onde passo só vejo a miséria
E quem constrói o luxo vive em favelas?
Os três poderes servem mesmo pra que?

Candidato, que ótimo discurso!
iludindo o povo novamente
Com sua pseudodemocracia indecente
Armas perfeitas para ganhar o concurso

Candidato, pra que tanta hipocrisia?
Espera assim ganhar o voto do operário?
Ah ,me esqueci!Vai prometer um melhor salário
Sei que isso é impossível na sua Teoria

Candidato, olhe que idiotice!
Criar um exercito feito de explorados
Que transformarão os seus em derrotados
Seu sistema não passa de uma criancice

Candidato, você errou feio desta vez
Ninguém, vai se acalmar com um feriado
Nem te esquecer depois da eleição

O fim do estado será o fim do burguês
Tenha ,medo do proletariado
E que venha a Revolução!

Galera, não votem em quem promete demais...Eleição é uma farsa da burguesia!
capitalismo faz reforma, eu quero revolução!Povo mandando em si mesmo!não essa ditadura do capital sobre o trabalho!!
Pra terminar uma máxima Punk: Faça você mesmo!




sábado, 28 de agosto de 2010

Pessoas

sabe o garoto de todas as poesias, tirando a do poeta?Ele mudou, ou talvez eu tenha mudado...Maldito campo das ideias de Platão, nessas horas Nietzsche faz sentido...

Mudanças

Eu te amava, disso tenho certeza

Gostava de tua inocência

Tua música em cadência

Criança perdida e tua beleza


Beleza essa que via em todo teu ser

Em tua música, em teu sorriso

Teu jeito tímido estava ai o meu motivo

Para te escrever


Mas as Pessoas Mudam

E quando mudou perdi meu encanto

Perdi seu sorriso, perdi teu canto

Perdi o que acreditava, perdi o que sentia


E ainda amo o que você um dia foi

E ainda mamo a tua incerteza

E ainda amo a tua inocência

Mas o que sinto de repente se perdia


Na tua mudança drástica de comportamento

Na indiferença do seu dia a dia

No teu desprezo por minhas poesias

Na tua mudança em pensamento


Antes te sorriso me fazia estremecer

Agora não,

Apenas o toque de sua mão

Fazia-me quase morrer


O amor só existe pela admiração

E não parei de te amar, pois ainda tenho tua lembrança

De um você criança

Porém antes sentia, Agora não

Eu te amava, disso tenho certeza

Som

Melódica

E de novo venho a lhe escrever

Não sobre Amor, Separação

Não sobre beijos, Amaços, desilusão

Não sobre te ganhar ou te perder


Não sobre Vitórias e Derrotas

Não Sobre coisas tristes ou alegres

Não sobre o que queres ou não queres

Coisas vivas ou mortas


É sobre a música, sobre poesia

Sobre teu jeito, Sobre teu rosto

Sobre tua voz, sobre teu bom gosto

E sobre tudo, sobre melodia


Melodia essa que transforma

Meu versinho em som

Mesmo eu não tendo nenhum dom

Que escreve minha poesia em prosa

Festas...

O poema que eu vou postar foi resultado de uma crise q tive qnd alguns parentes meus estavam aqui, uma festa julina estava para acontecer e as aulas iriam voltar...Bom eu ainda tinha esperanças...

A Festa

Sozinha, imersa num mar de gente

Procuro, no escuro da noite, teu olhar

A noite fria contrasta com teus braços quentes

E toda minha ansiedade é testemunhada pelo luar


Sozinha, andando pelos becos escuros

Procuro por você nos reflexos da lua

Minha mente segue sem rumo

E com tua lembrança sigo a pensar


Sozinha, sob a luz das estrelas

Imagino como são teus beijos

E no meio da Festa tento me encontrar

Perdida entre meus medos e desejos

Sozinha, Imaginando tua pele alva

Desejo me perder nos teus cabelos cor de bronze

Ou em teus acordes dissonantes


Eu pensando em tudo isso

Parada, enquanto a Festa continua

Na noite escura encontro teu sorriso

E também encontro a certeza que serei sua