quarta-feira, 16 de maio de 2012

O que tenho a dizer sobre aquelas feias paredes

É como se eu assistisse a demolição do meu café favorito.Só que desta vez, ao invés de observar as colunas caírem subitamente, vejo-as crescer em lenta marcha.Acho que nunca experimentei sensação semelhante de tamanho incômodo.Talvez senti algo assim uma única vez.Quando estava voltando de Vitória-ES e entrei na minha casa em Sampa. Sem móveis, sem vida...Tinha um gosto agridoce de melancolia com imensa saudade.
Aonde estão construindo aquelas paredes não era um lugar bonito nem atraente, com exceção das corujas lindas .Era um lugar qualquer.Desses lugares de passagem, como uma estação de trem.Por isso era tão mágico. Nos locais de passagem as lembranças se fundem , se cruzam.Lembranças....Este é o ponto!
 Creio que me incomoda mais o fato de ver pessoas construírem um prédio em cima das minhas lembranças! E eu estou sendo literal!!!Não que este lugar fosse muito frequentado por mim, nem que foi meu cantinho favorito na ETECAP. Mas vivi momentos muito agradáveis lá onde agora se ergue a construção.Vamos por ordem cronológica. No dia da Assembleia Geral de Alunos de 2010, foi lá que a Ivich me disse quão bem eu  havia falado sobre educação e luta.Ainda no meu primeiro ano, foi lá que tivemos nossa primeira guerra de bexiga d'água e nossa quase guerra com o 3ºC. E este cantinho tornou-se para a turma F de muito proveito em outras guerras com água e no boliche humano.
Sabe, existia uma árvore, um tipo de paineira, às margens da pista de atletismo, e ela era bem especial pra mim. Foi lá que uma vez ajudei o Wil com umas coisas de história, depois de um treino de vôlei.Foi lá também que me preparei para aquele triste jogo contra o 3ºB, calçando luvas e enfaixando os tornozelos.
Porém a melhor lembrança é correr pelo chão, sentindo a terra batida e a grama, o vento e o barulho do mar.Um dos poemas que mais gosto surgiu assim, depois de jogar base quatro...
E nem vou falar sobre o quanto essa construção tá atrapalhando, ok? Vejam vocês mesmos da prórxima vez que aparecerem nas aulas de Ed Física.
Isso me deixa incrivelmente triste.Quem é bixo vai levar um tempo pra entender o que significa tudo isso, essa Escola e as coisas que acontecem dentro dela.Mas quando entender o significado, vai me entender o quanto cada momento e cada lembrança é importante.Por que dos três melhores anos da minha vida só restam alguns meses.
Deve ser assim que um animal se sente vendo sua floresta sumir, ou vendo sua cidade mudar.Deve ter sido isso que os etecapianos sentiram quando o P2 foi construído. Mas pra mim é como se demolissem meu café preferido construindo as paredes mais feias que já vi.