quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

...

Na minha caixa
de coisas favoritas
guardo embalagens
recortes de revistas

Guardo passagens
cartas recebidas
guardo momentos
promessas não cumpridas

Minhas histórias
objetos quebrados
ingressos, pulseiras
porta retratos

Mas sua letra
seu jeito de viver
seu olhar, seu sorriso
nunca poderei prender

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Pausa

Se eu fosse maestria
iria compor,
pra esses últimos dias,
uma valsinha sem acordes
Toda pausa e fermata
uma valsinha triste
feita pro Tempo tocar
feita pro Tempo ficar confuso
e (quem sabe ?)
feita pro Tempo se esquecer de passar



quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Post-It

E quando te escuto
Conversar com passarinhos
Algo em mim queima
Matando pouco a pouco
Aquilo que já fui um dia

E na ânsia de renascer
Desato a traçar linhas tortas
Deformando-me
Até por fim ceder
Mergulhar na primavera sinuosa
Que é feita dos teus cabelos

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

...

A Lua tá perdida faz mais de três semanas
E eu arrumando as coisas pra mudança
Um caos perfeito
Mega organizado
Roupas e livros
Tudo encaixotado
E mesmo assim
O tédio ainda arruma espaço
Dor de cabeça
ansiedade reprimida
Pernas dormentes
expectativas

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Aos devaneios de uma aula de inglês

E sinto falta de tudo.
Daquilo que não fiz,
Daquilo que deixei de fazer,
De ter ficado no meio do caminho,
No meio dos meus sonhos.

Sinto falta do tempo
em que todos esses sonhos,
dos mais tolos aos mais elaborados,
Gritavam , Ardiam e Cantavam dentro de mim.

Do tempo em que sonhar
era mais que pensar no futuro comodista,
era flutuar no infinito,
viajar por todos os cantos sem mover-se

Tempo de fingir.
Ser quem nunca fui,
estar onde nunca estive,
inventar o que nunca ninguém inventou

Tempo,
acima de todas as coisas,de sorrir.
Abraçar cada devaneio
como se fosse o último
Todavia, espero até hoje
que um dia um último venha me visitar

domingo, 3 de junho de 2012

Charanga

Senti meu estômago
se fazer circense
dar cambalhotas e piruetas
saltar em busca de um trapézio
numa corda bamba infinita,
só por ter você como plateia .

quarta-feira, 16 de maio de 2012

O que tenho a dizer sobre aquelas feias paredes

É como se eu assistisse a demolição do meu café favorito.Só que desta vez, ao invés de observar as colunas caírem subitamente, vejo-as crescer em lenta marcha.Acho que nunca experimentei sensação semelhante de tamanho incômodo.Talvez senti algo assim uma única vez.Quando estava voltando de Vitória-ES e entrei na minha casa em Sampa. Sem móveis, sem vida...Tinha um gosto agridoce de melancolia com imensa saudade.
Aonde estão construindo aquelas paredes não era um lugar bonito nem atraente, com exceção das corujas lindas .Era um lugar qualquer.Desses lugares de passagem, como uma estação de trem.Por isso era tão mágico. Nos locais de passagem as lembranças se fundem , se cruzam.Lembranças....Este é o ponto!
 Creio que me incomoda mais o fato de ver pessoas construírem um prédio em cima das minhas lembranças! E eu estou sendo literal!!!Não que este lugar fosse muito frequentado por mim, nem que foi meu cantinho favorito na ETECAP. Mas vivi momentos muito agradáveis lá onde agora se ergue a construção.Vamos por ordem cronológica. No dia da Assembleia Geral de Alunos de 2010, foi lá que a Ivich me disse quão bem eu  havia falado sobre educação e luta.Ainda no meu primeiro ano, foi lá que tivemos nossa primeira guerra de bexiga d'água e nossa quase guerra com o 3ºC. E este cantinho tornou-se para a turma F de muito proveito em outras guerras com água e no boliche humano.
Sabe, existia uma árvore, um tipo de paineira, às margens da pista de atletismo, e ela era bem especial pra mim. Foi lá que uma vez ajudei o Wil com umas coisas de história, depois de um treino de vôlei.Foi lá também que me preparei para aquele triste jogo contra o 3ºB, calçando luvas e enfaixando os tornozelos.
Porém a melhor lembrança é correr pelo chão, sentindo a terra batida e a grama, o vento e o barulho do mar.Um dos poemas que mais gosto surgiu assim, depois de jogar base quatro...
E nem vou falar sobre o quanto essa construção tá atrapalhando, ok? Vejam vocês mesmos da prórxima vez que aparecerem nas aulas de Ed Física.
Isso me deixa incrivelmente triste.Quem é bixo vai levar um tempo pra entender o que significa tudo isso, essa Escola e as coisas que acontecem dentro dela.Mas quando entender o significado, vai me entender o quanto cada momento e cada lembrança é importante.Por que dos três melhores anos da minha vida só restam alguns meses.
Deve ser assim que um animal se sente vendo sua floresta sumir, ou vendo sua cidade mudar.Deve ter sido isso que os etecapianos sentiram quando o P2 foi construído. Mas pra mim é como se demolissem meu café preferido construindo as paredes mais feias que já vi.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

segunda-feira, 26 de março de 2012

Ode à Madrugada

Tá tudo seco
Sem mais nenhum sentido
Já faz um tempo
Que perdi meu juízo

Mas tô andando
À meses nessa estrada
Cantarolando
Uma Ode à Madrugada

E assim
Bem de mansinho
Uma pergunta
Vem surgindo

"Será que vai Chover?"
Não Sei,
Talvez
Se encontrar meu guarda chuva
Fique tudo bem

Mas "Será que vai chover?"
Se for assim
Uma Garoa bem fininha
Tudo Ok pra mim

Vou desenhando
Sem pretensão alguma
Me imaginando
Nas crateras da Lua

Fico calada
E nada digo. Então
Se estou errada
Isso é uma outra questão

E assim
Bem de mansinho
Várias nuvens
Vão surgindo

"Será que vai Chover?"
Não Sei,
Talvez
Se encontrar meu guarda chuva
Fique tudo bem

Mas "Será que vai chover?"
Se for assim
Uma Garoa bem fininha
Tudo Ok pra mim

domingo, 11 de março de 2012

Um Buquê....

256 Tons
O céu de São Paulo
É como uma Paleta
Nos tons
(mais profundos)
De Cinza

Pax
Se pudesse viveria naquele quadro.
Pra sempre nas balanças
Nas gangorras
Nas cirandas
Nos corais
Viveria a vida dos meninos
Outrora mortos pela Guerra
Fome
Desespero
Viveria pra sempre na infinita liberdade
Na paz dos campos
Dos Cavalos
Pra sempre na vida dos meninos
( que em outro painel jaziam mortos)

Portinari
Quando Jorge Amado
Certa vez um personagem criou
Meio Míope
Meio Poeta
E muito Pintor
Chamou-o de Professor
(Mas seu nome de verdade é Portinari!)

quarta-feira, 7 de março de 2012

Orfeu

Orfeu?
Confias em mim, Orfeu?
Então caminha.
Caminha Orfeu!!
De olhos cerrados
Com a melodia transposta do peito aos lábios.
Caminha!
Com a cega fé nos meus passos seguindo os seus
À qualquer custo.

domingo, 4 de março de 2012

Segundo mês

Acontece
Que o silêncio da tua ausência,
De tão imenso e constante,
Comprime meu peito.
Não posso respirar

Reviso cada traço,
Cada ponto,
Pra te reconhecer em todos os meus gestos

O acaso me fez de fantoche
Que espera impaciente
Por uma súbita aparição
Aparição que não vem
Trinta dias
Quatro semanas
Um mês

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Arbore vitae

Juro que voltarei
em outra estação de frutinhos agridoces
Não será a última vez
Quero voltar a aninhar-me em teus galhos,
onde sou eu-pássaro
Quero voltar a matar o tempo à sua sombra
trocando segredos mudos
Quero voltar ao topo da copa verde
gazetear um pouco
Sentir a Adrenalina e a Frutose se misturando
Sentir o coração balançar junto com o vento
Juro que um dia volto
Num inverno qualquer
Onde os frutinhos agridoces ganham cor

domingo, 22 de janeiro de 2012

ETECAP

Sabe, faltam (pelas minhas contas) duas semanas para o começo das aulas. Poderia dizer que tudo bem mais duas semanas de férias, mas não é assim...Porque quando essas semanas acabarem começará talvez o ano mais importante até aqui.
Quando dizem que 2012 é o último ano eu em partes acredito, afinal é meu último ano...Faz algum tempo que tenho sentindo um aperto engraçado no peito.Uma saudade e um medo que (céus! qual é mesmo a palavra?) parece ser precoce ou premeditado, não sei...É engraçado isso!!
Esse medo... Acho que é um medo de mudar e acabar esquecendo.
Mas é impossível esquecer a primeira vez que estive lá. A primeira semana...O trote com a Gislaine, o Vinas, o Bresser...E a tinta. Quanta Tinta!!! Minha camiseta do who se perdeu no meio das tintas.Me lembro da primeira aula com o Orestes, do Lucas me emprestando "o Cemitério" do Stephen King.Me lembro da primeira sexta, quando levei meu violão pra escola.Conheci o Victor e ele tocou Ramones. A Carol Santos tava lendo "uma grande história do mundo"...
E as coisas que o primeiro F fez? Parafina no teto, vidros quebrados, azulejos...Tivemos prova da Ritinha na terceira semana de aula!!Foi meu primeiro I...
Como poderia esquecer também dos meus veteranos. Da minha primeira reunião do grêmio...Culpa da Flavinha!E a primeira passeata então?? Quem puder esquecer isso que atire a primeira bomba atômica!Lembro do ataque das vespas, da primeira aula que matei, da minha primeira prova do Orestes e do meu primeiro MB em Química.
Lembro da Semana da Libertação. Na verdade ainda levo na minha carteira a minha carta de alforria. A Letícia foi minha gêmea brega! Do Futgay nem vou comentar (assistam os vídeos!!). E me lembro das Amoras...Ah, minha Amoreira. Sempre fiel e amiga...Conhece todos os meus segredos!!E isso tudo só num ano!
E os animais? Corujas, Pássaros, Gambas, Saguis e todo tipo de inseto!!! Só um etecapino sabe como um canto primaveril de um pássaro é capaz de suavizar uma lúgubre aula com o Meschi...
E também tem os laboratórios, as guerras de piceta! O técnico.Marmita, uma hora e meia de puro ócio na grama recém cortada pelo Clemar..Sem contar com outras passeatas, campeonatos,uniformes, medalha de prata reluzente, interclasses, um gol no ângulo do 3ºB e uma canela queimada pela quadra...
Me esqueci das Semecs!! Uma semana de pura cultura e ócio na grama recém cortada pelo Clemar...E os Abraços e as músicas e os Fimpops e as eleições perdidas e os poemas...Devo à ETECAP o florescimento do meu eu lírico poético! E até mesmo músico!Oras foi lá que toquei num Marshall pela primeira vez, assim como uma SG. Numa Ibanez...
Ah ETECAP. O sol nascendo sobre o campo enevoado, os ipês, as Amores, Amores...Ah minha sala!! Meu querido F!!!Meus amigos...Chi, Karina, Vinas, Cá Coelho, Letícia, Macedão, Je, Rebeca, Abreu,Nic, Felipe, Bresser,Dy, Tiemi,Isa, Raquel, Rafa, Nubia, Dani, Gislaine, Carol Marques, Sofia,Vic, Otávio,Victor,Bia, Flavinha...Todos vocês
Em pensar que tudo vai ser diferente graças as obras chega a doer um pouco...Mas doí mais pensar que vai acabar....
3 anos de grama, Rs com o Meschi, MBs com o Orestes (sim, é possível), guerras de picetas, amigos, poemas, revoltas...Como aquele dia que o Governador resolveu dar as caras por lá...Junto com a Lagná (Desce Laura, Desce até o chão! Esse é a dança contra a precarização). Tolinho...
Os três melhores anos, melhores amigos, melhores aulas, melhores histórias, melhores Amoras!!
Ah ETECAP...Como poderei esquecer de ti??


segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Pseudos

Sou pseudo atleta
Pseudo musicista
Pseudo poeta
Pseudo desenhista
Pseudo atuo
Pseudo danço
Pseudo penso
Pseudo componho
Pseudo estudo
Pseudo entendo
Pseudo guitarrista
Tenho Pseudo ideias
Sou pseudo Artista

domingo, 15 de janeiro de 2012

Raindrops

É um fato que não consigo escrever por esses tempos...Tento, mas as palavras não vem.
Mas, só as palavras não vem...Na verdade, ultimamente meu alfabeto conta com sete letras e 6 cordas.E nesse novo alfabeto escrevo frases e versos que palavras não descrevem...