terça-feira, 19 de julho de 2011

O futuro é nosso


Bem, eu sou uma etecapiana nata e amo minha escola.Desde que entre nessa escola sinto que ela guarda algo mais para mim...Não foi pensando nisso que entrei no curso de Meio Ambiente, mas durante esse semestre eu percebi tanta coisa,
cada detalhe que nunca havia percebido ao meu redor...E pensando nisso eu me apaixonei com um projeto, um projeto que visa o futuro e o bem estar do ambiente da minha escola...O projeto da agenda 21 é bem simples e surgiu mais ou menos assim:
No dia 10 de junho de 2011, uma sexta com aula de PCT (Práticas em Ciência da Terra) de revisão muito sonolenta, meu amigo @yellowils queria por que queria uma dinâmica...Então nossa professora melhor de todas, Erica, nos deu uma dinâmica.
Foi assim, ela dividiu a lousa em três partes. Na primeira ela colou um tronco sem folhas e
escreveu: árvore dos sonhos; na segunda ela escreveu "pedras no caminho" e na terceira "planos de ação".Então colocou folhas verdes sobre a mesa e também círculos brancos de papel e nos pediu para escrever os sonhos para escola, os problemas para eles se concretizarem e nossos planos para que eles dessem certo.
A dinâmica era sobre Agenda 21 que é "um programa de ação, baseado num documento de 40 capítulos, que constitui a mais ousada e abrangente tentativa já realizada de promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica." Todo mundo pode fazer uma para si ou para um grupo!É um conjunto de hábitos diários para a melhoria contínua do ambiente e de nós mesmos!!
Adorei a dinâmica, uma galera também curtiu. A professora sugeriu fazer uma agenda da escola toda, com td mundo (funcionário, corpo discente, docente e administração, além é claro de nós,
educandos). Ela disse que queria nos ver no jovem cientista, aquele prêmio e tals...Então mãos a obra...Começamos a fazer o registro de todas as turmas de meio que tinham feito a dinâmica e
depois das férias vamos começar a expor o projeto...
Pensamos em colocar uma árvore de sonhos no P1 e fazer feiras de trocas, mais teatro, poesia e consciência ambiental!!Não vejamos meio ambiente como verde, árvore, passarinho e tals, mas como o lugar que convivemos e interagimos com as coisas e seres!!!
Gente, esse é um projeto muito maior que eu, o Gui, a Karina, o Wil, a Aline, a Dy, o Victor...é um projeto coletivo... e como uma vez em um debate o Fretta falou: eu acredito numa parada chamada coletivo!!!"
Bem gnt é isso, eu acho que é isso....No decorrer do projeto eu vou escrevendo.Peço apoio aos etecapianos que lerem esse texto e o tal espirito que existe entre nós e nossa escola ( afinal
somos hogwarts, não?).Aos demais, façam uma agenda também!!É muito interessante....
O Gui e deu uma ideia sobre o logo da nossa escola que é assim:
Se mudássemos algumas coisas poderia ser assim:
Se mudássemos algumas coisas poderia ser assim:
então é isso povo.Espero que vcs gostem do projeto ^^

Um comentário: