domingo, 31 de julho de 2011

Depois de uma aula de hidro...


Depois de uma aula de hidro...


que passei fazendo isso no caderno desenhando no meu caderno, fui a cantina e vi o céu...estava tão lindo!!
Na aula de UOCS (uso, ocupação e conservação do solo) escrevi isso:

Chiaroscuro

Sabe aquelas tardes
cinzentas de inverno,
Quando a garoa,
fria e fina,
cai sonolenta,
Sobre a grama vermelha?

Nessas tardes,
onde o branco
contrasta
com o cinza
Vi uma flor alva sobre o céu escuro!!





Três e Quinze

O cinza ocre
O sorriso alvo
Pele fina,
Cândida

Ossos salientes
Olhos onix
Acordes perfeitos
Notas suaves

Desculpe-me
Pelas palavras repetidas.
Não existem outras,
Nem uma ao menos,
Que possam tão bem descrever-te...

sábado, 30 de julho de 2011

Dear John


Quem nunca teve uma paixão platônica que atire a primeira pedra...Não sei ao certo como começou, mas me lembro de chegar da escola (com uns anos , acho) e escutar repetidas vezes as músicas, os discos, gravar fitas e escutar no meu walkman. Falando assim até parece que eu tenho, sei lá uns 30 anos, mas não...tenho apenas 16. Sim, 16 anos e apaixonada por alguém que nem conheço, que nem poderei conhecer....Se alguém ainda pensa que estou falando do livro ou do filme "Querido John", vou dar algumas dicas:
  • Ele é Inglês
  • É músico
  • Um pacifista dedicado
  • Um crítico social nato
Ainda não sabem?? Bem, ele (quando mais novo), junto com os amigos , cantava : Yeah, Yeah, Yeah! Sim, estou quase que perdidamente apaixonada por John Lennon...Um Beatle morto à 21
anos!


Eu simplesmente não consigo evitar!Não paro de escutar Beatles, Tocar e cantar Beatles.Mas não é pelo McCartney ou pelo Ringo...É pelo George e pelo John...Principalmente pelo John..
Sabe, o Paul realmente é um virtuose e tals, mas o John...Eu não sei por que, mas ele pensa e idealiza o mundo como eu própria descobri que penso.
O John era um cara que acreditava realmente naquilo que fazia e seu jeito instável e sarcástico só davam um toque final à tudo...
Quanto aos Beatles, não gosto muito do "Yeah,Yeah,Yeah!!", prefiro a época ácida do Sgt Peppers e Magical Mystery Tour, por que mostram um John mais instável ainda! Já
o White Album e o Let it Be mostram um John mais completo...


Um John que finalmente havia encontrado alguém tão louco e pacífico como ele...Sim, eu acho que a Yoko fez bem para ele.Os Beatles, as baladinhas românticas do Paul não eram o que John realmente queria...Ele precisava falar da guerra, da paz e de tudo!!Acho que a Ono Plastic Band foi boa por isso.....
Se por um lado foi bom, o governo Nixon não gostou nada...Achou perigoso, mesmo John cantando a paz e o amor!!Mas para quem canta a morte e a guerra, isso é uma ameaça...
Acho que gosto do John, porque ele pensa o mesmo que eu à respeito da Revolução...Não rola ter armas, afinal ditadura é ditadura seja vermelha ou não!!
Pena que Nixon não pensa nisso (como aposto que um ditador soviético também não pensaria)...
Depois de compor Power to The People, Imagine, War is Over e Give Peace a Chance, não penso que um fã tenha matado John...Principalmente depois de ter seu telefone grampeado e um pedido de deportação em baixo de sua porta...
Sim, eu apaixonada por John...Um beatle que não suporta ouvir Yeah, Yeah, Yeah!, um pacifista revolucionário, um músico, um poeta e uma parte de Yoko....


Dear John, I'll write home everyday! And I'll send all my loving to you....





sábado, 23 de julho de 2011

Nox

Estava eu, 2h da manhã na sala assistindo o HP-3, quando olho para janela e vejo a lua...Na verdade uma meia lua, com nuvens em volta e tudo.O vento estava raivoso, uivava alto e forte, derrubando a energia nos prédios vizinhos...Então, em meio a escuridão, tive que escrever, o resultado é esse:

A meia Lua sorri no céu escuro
Duas solitárias estrelas brilham no ar onix de seus olhos
O vento entoa as frias notas de inverno num ritmo forte e dançante
As árvores bailam a luz do luar
Às vezes o vento diz nossos nomes,
Sob a penumbra planejada das luzes que piscam

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Haikai

Bom para quem não sabe Haikai é um estilo de poesia do Japão que visa a objetividade e concisão, bem simples e direto. No japão é escrito em uma linha vertical e é acompanhado de um desenho ou uma pintura. Em português não ocupa mais que 3 linhas.
Não sou direta e gosto de escrever bastante, mas consegui escrever uns haikais.
Aproveitem:

Pax

Tão lindo o contraste
O rosa vivo nos galhos secos
à frente do cinzento e frio céu de outono

Outro haikai

Hoje vi o mar
(pintado nas nuvens)

Grafitti

Se eu tivesse uma lata de Spray
Publicaria meus poemas
Nas paredes sujas da cidade

terça-feira, 19 de julho de 2011

O futuro é nosso


Bem, eu sou uma etecapiana nata e amo minha escola.Desde que entre nessa escola sinto que ela guarda algo mais para mim...Não foi pensando nisso que entrei no curso de Meio Ambiente, mas durante esse semestre eu percebi tanta coisa,
cada detalhe que nunca havia percebido ao meu redor...E pensando nisso eu me apaixonei com um projeto, um projeto que visa o futuro e o bem estar do ambiente da minha escola...O projeto da agenda 21 é bem simples e surgiu mais ou menos assim:
No dia 10 de junho de 2011, uma sexta com aula de PCT (Práticas em Ciência da Terra) de revisão muito sonolenta, meu amigo @yellowils queria por que queria uma dinâmica...Então nossa professora melhor de todas, Erica, nos deu uma dinâmica.
Foi assim, ela dividiu a lousa em três partes. Na primeira ela colou um tronco sem folhas e
escreveu: árvore dos sonhos; na segunda ela escreveu "pedras no caminho" e na terceira "planos de ação".Então colocou folhas verdes sobre a mesa e também círculos brancos de papel e nos pediu para escrever os sonhos para escola, os problemas para eles se concretizarem e nossos planos para que eles dessem certo.
A dinâmica era sobre Agenda 21 que é "um programa de ação, baseado num documento de 40 capítulos, que constitui a mais ousada e abrangente tentativa já realizada de promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica." Todo mundo pode fazer uma para si ou para um grupo!É um conjunto de hábitos diários para a melhoria contínua do ambiente e de nós mesmos!!
Adorei a dinâmica, uma galera também curtiu. A professora sugeriu fazer uma agenda da escola toda, com td mundo (funcionário, corpo discente, docente e administração, além é claro de nós,
educandos). Ela disse que queria nos ver no jovem cientista, aquele prêmio e tals...Então mãos a obra...Começamos a fazer o registro de todas as turmas de meio que tinham feito a dinâmica e
depois das férias vamos começar a expor o projeto...
Pensamos em colocar uma árvore de sonhos no P1 e fazer feiras de trocas, mais teatro, poesia e consciência ambiental!!Não vejamos meio ambiente como verde, árvore, passarinho e tals, mas como o lugar que convivemos e interagimos com as coisas e seres!!!
Gente, esse é um projeto muito maior que eu, o Gui, a Karina, o Wil, a Aline, a Dy, o Victor...é um projeto coletivo... e como uma vez em um debate o Fretta falou: eu acredito numa parada chamada coletivo!!!"
Bem gnt é isso, eu acho que é isso....No decorrer do projeto eu vou escrevendo.Peço apoio aos etecapianos que lerem esse texto e o tal espirito que existe entre nós e nossa escola ( afinal
somos hogwarts, não?).Aos demais, façam uma agenda também!!É muito interessante....
O Gui e deu uma ideia sobre o logo da nossa escola que é assim:
Se mudássemos algumas coisas poderia ser assim:
Se mudássemos algumas coisas poderia ser assim:
então é isso povo.Espero que vcs gostem do projeto ^^

terça-feira, 12 de julho de 2011

Noite de outono

Nada encoberta
Noite pálida
Perfeita para meus devaneios
Para desanuviar minhas ideias

Enfim descoberta
Minha mente ávida
Fantasia histórias
Escreve livros
Destrói Versos

Undeci

Outro dia, em um desses domingos em que a saudade bate a sua porta bem na hora do chá e você a convida para sentar-se, forcei minha memória a lembrar de um fato (até então) muito doloroso e que me deixava muito mal...Pois bem, no meu vício constante de escrever criei este poema

Undeci (onze)

Nunca vou me esquecer
O sol ardendo em um mezzogiorno
O céu no azul de verão
O violão pesando as costas.
Era minha ultima vez
Naquele prédio,
Naquela sala,
Naquela rua.
Arrastava os pés, não queria a despedida
A cada momento, o fim chegava mais perto

Nunca vou me esquecer
O último olhar
O último abraço.
Céus! como queria que durasse infinitamente
Suas mãos nas minhas costas, ao violão
Minhas mãos às suas costas...
Da mesma maneira que veio, foi
Não sei
Nunca vou me esquecer

O último sorriso
Você para um lado, eu para outro
Lembro-me de te olhar
Suspirei
Era o fim
Olhei o caminho tortuoso à minha frente
Nunca vou me esquecer
Arrisquei dando meu primeiro passo

Se me arrependo?
Não...
Mas, nunca vou me esquecer

Rubeus


Os ventos de outono me levam junto a ti
Uivam teu nome
Gritam tuas juras
Coram meu rosto

O sol de outono reflete em tua pele alva
Anseio o toque
Imploro o Beijo
Cora o meu rosto

O frio de outono esta presente
Em tuas mãos gélidas,
Teu toque macio,
Teu brilho sombrio,
Cora o meu rosto

As cores de outono estão em você
No ocre dos teus cabelos
No tom brando de tua voz
No róseo de teus lábios
No fogo que cora o meu rosto

A noite de outono está em você
No onix de teus olhos
No brilho lunar de teu sorriso
Na profundidade de teu abraço
Cora meu rosto




domingo, 10 de julho de 2011

Vibração

Quem é músico sabe do que vou falar agora..Uma noite, já faz uns meses, eu estava voltando da escola e aconteceu uma coisa.Era uma noite bem estrelada e eu estava feliz (não sei bem por que) então comecei a olhar para o céu e cantar.Não uma música que eu soubesse, mas uma música que fiz na hora, que senti na hora....então eu escutei essa música, melodia, harmonia...Quando cheguei em casa simplesmente escrevi.Bem, quero agradecer a minha amiga poetiza Sofia Aguiar, que em um seminário de SIC (isso mesmo, eu prestei atenção ¬¬') me deu a inspiração necessária para o primeiro verso, os outros são obra do acaso e da noite estrelada...

Pintando palavras
Ligando pontos com as estrelas
Noite iluminada
Não penso em outra maneira

De olhar pra esse céu
E não se perder
Sentir a energia
Pelo corpo correr

A lua sorrindo
Ao redor só há silêncio
Acho que tô sentindo
A música acontecendo

E olhando pro céu
Pra me perder
Numa constelação distante
Arriscando horizontes
Em degradê..


domingo, 3 de julho de 2011

Mais uma quinta feira

Aula de AIMA (aplicativos de informação em meio ambiente) mais frio que o inferno de Dante e deu nisso...

todos os sinais...
a necessidade pelo toque mais infímo,
A fala mais descontraída,
sorrisos...quantos sorrisos,
o olhar perdido, imerso no desejo do outro.
A vontade inexplicável pelo contato:
Visual,
Corporal,
Labial.
Nescecidade pelo outro,
pura e simplesmente...
para conversar,
rir,
e por vezes nada falar.
apenas olhar, apenas sentir o calor.
Apenas amar...
Concorde que nesse outono-inverno,
cujo frio penetra nos ossos,
nada melhor do que um par de corpos abraçados,
olhares ligados,
lábios entreabertos,
respiração acelerada...

Aulas de LTT

Uma tarde fria, aula de LTT, Tédio e muita inspiração

No escuro escrevo-lhe cartas

Sem motivo, longas em demasia

Costuradas pelo frio e chuva

Manchadas do calor que emana do seu corpo

Olhar inexpressivo tenho

quando não encontro seus olhos,

quando não encontro seus lábios.

Quero escrever o que realmente sinto

Mas é impossível com palavras medir

Aquilo que só posso demonstrar

Quando seus lábios nos meus descansarem

De volta


6 da tarde


No fundo o som do jazz calmo

O compasso pelas ruelas e lugarejos

Por minha mente dando vida a teus beijos

Por entre todos os carros apressados


Olhares vazios para cidade em movimento

Cenas se repetindo, seus olhos, seu jeito

Impaciente e repetitivo desejo

Transformando minha ansiedade em tormento


De volta lentamente

No crepúsculo estrelado

Aos poucos se aproximando


Desejando loucamente

Ter um momento ao seu lado

Ter a certeza de que estou amando

A não ser você


Sinto seu sorriso

Ouço a sua voz

Tão calma em meu ouvido

Quando estamos à sós


Seus beijos, seus abraços

suas histórias, seu olhar

Segura em seus braços,

Não vejo o tempo passar.


A serenidade dos teus beijos,

sem pressa, lentamente...

Fazem todos os desejos

se concretizarem rapidamente


Suas juras, Seu cortejo.

Pela noite, madrugada.

Em qualquer canto ou lugarejo

Esperando a alvorada


Gosto de ver seu rosto corando

sua respiração ofegante

seu peito oscilando

seus amassos delirantes


O ocre de seus cabelos

O toque de suas mãos

Anseio por ir vê-lo

Não aguento mais esta privação


Seu som, Seus acordes

Flutuando em minhas veias

Suas fotos e recortes

Comigo a tarde inteira


E tantas bobagens

Sabor dos seus lábios

Não abro passagem a nada

A não ser você

Quarto escuro

No meu quarto escuro

Escuto minha mente

Vejo a dança das sombras

E o luar quente

No teto estrelado

Procuro sua imagem

Vou passar para seu lado

Aprender de tua linguagem

No escuro do meu quarto

Procuro seus olhos castanhos

Como se não estivessem farto

De vê-los apenas em meus sonhos

Nos meus sonhos

Procuro seu amor

Já que me tratas como estranho

Não me afundarei em seu topor